EDUCAÇÃO TECNOLOGICA

É inegável que a tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida. Jovens e adultos estão passando grande parte do tempo conectados em seus dispositivos, seja acessando redes sociais ou outros aplicativos.

Então, levando isso em consideração, uma questão que tem surgido na área da educação é: “Como definir o papel da escola em relação à tecnologia que se faz presente na vida dos alunos?”.

giphy-3 EDUCAÇÃO TECNOLOGICA

E um ponto importante que precisamos ponderar é que a escola assume um papel importante na mediação do conhecimento, já que, na internet, é possível encontrar muitas informações equivocadas, principalmente nas redes sociais e nas pesquisas do Google.

Confira mais algumas reflexões a serem levadas em conta:

O surgimento da tecnologia nas escolas

Theodor Nelson começou a usar o termo hipertexto em meados dos anos 60, e ele nunca esteve tão presente no meio educacional como agora.

ted-nelson-15b2f40e-b45e-49d3-a255-db274ae516c-resize-750 EDUCAÇÃO TECNOLOGICA

Assim, o surgimento da informática veio para quebrar o paradigma de que as histórias são contadas de forma linear. Hoje, a informação está disponível a qualquer momento do dia e para qualquer pessoa.

Ou seja, um professor precisa estar preparado para seguir um rumo de aula que não estava previsto no seu planejamento, visto que um aluno pode fazer qualquer pergunta relacionada ao tema da aula, levando o assunto para outros caminhos.

giphy EDUCAÇÃO TECNOLOGICA

Mais liberdade na aprendizagem

Seguindo o conceito do hipertexto, percebemos que o fluxo para o professor transmitir seus conhecimentos deixou de ser unidirecional.

Então, o aluno agora tem a liberdade para, além da escola, aprender de maneira autônoma. Suas preferências, anseios e desejos podem influenciar nessa aquisição de conhecimento paralela.

madewithcode EDUCAÇÃO TECNOLOGICA

Assim, o aluno deve ser colocado no centro do ensino, considerando que o desejo de aprendizagem surge no mesmo momento em que surge o interesse. Com isso, é provável que aluno coloque em prática o que aprende no dia a dia.

Tenha a tecnologia como uma aliada

O primeiro passo para ter a tecnologia como uma aliada na escola é entender que a autoridade do professor pode ser reduzida para dar mais autonomia à aquisição de conhecimento dos alunos.

giphy EDUCAÇÃO TECNOLOGICA

Entretanto, é claro que o professor nunca será substituído, nem mesmo pelas tecnologias mais inovadoras. Ele precisa ser um orientador para ajudar o aluno a encontrar a melhor forma de obter informação.

Então, a relação com os alunos e os pais dos mesmos também pode ser estreitada por meio da tecnologia. Uma ferramenta que facilita muito isso é o SMS. É possível fazer o envio de mensagens personalizadas e altamente eficazes voltadas para alunos, seus pais e seus familiares.

giphy EDUCAÇÃO TECNOLOGICA

Datas de matrículas, promoções, informações sobre vestibulares, lançamentos de novos cursos, abertura de turmas, lembrete de aula e aviso de cancelamento de aula estão entre os exemplos de conteúdos que podem ser explorados por meio do SMS.

Basta analisar todas as situações em que podemos usar a tecnologia a nosso favor, colocar em prática e deixar que ela se encarregue de facilitar a nossa vida. Afinal de contas, é para isso que ela está aí, não é mesmo?


E aí, vamos conversar? É só clicar no botão que mais se encaixa com o seu perfil e deixar os seus dados para contato, que em breve entraremos em contato :)

Se você gostou dê um like e nos siga nas redes sociais :)
follow_subscribe EDUCAÇÃO TECNOLOGICA

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Olá! Powered by QuadLayers