Manual da Plataforma do Cliente

SEJA BEM VINDO!

Este manual tem o intuito de informar como o sistema pode ser melhor utilizado e para sanar suas dúvidas.
Aqui consta como utilizar as principais ferramentas, caso ainda perdure alguma dúvida, entre em contato pelos meios abaixo:

E-mail: suporte@ziad.com.br

Whatsapp: (47) 9 9944-0363

Telefone: (47) 3054-4090.

PRIMEIROS PASSOS

Introdução
Apresentação do sistema
Objetivo
Conhecendo o sistema

Seja muito bem-vindo, estamos à disposição sempre que você precisar. Atuamos no mercado proporcionando soluções em comunicação mobile e coleta de dados aos clientes que buscam segurança e confiabilidade nos resultados. Nossos profissionais são experientes em telefonia fixa e móvel, em pesquisas CATI automáticas, em desenvolvimento de soluções mobile e Apps.

O SMS é uma solução ideal para empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, ele abre um canal de comunicação direto, rápido e eficaz com os mais diversos públicos: clientes internos, clientes externos, fornecedores, associados, investidores e parceiros através do envio de mensagens de texto em larga ou pequena escala.

A partir desta definição desenvolvemos a Plataforma de SMS, onde você pode enviar e receber SMS’s, gerenciar seus contatos, gerenciar suas campanhas, acompanhar resultados e principalmente estreitar os laços de relacionamento entre seu público alvo, tudo isso de forma prática e efetiva.

Nosso objetivo é que nossos clientes possam gerar valor a sua marca e/ou produto de modo a proporcionar segurança e confiabilidade nos resultados, construindo assim uma parceria forte e duradoura.

A primeira página que será exibida após o login é chamada Home.

Você irá  observar que na lateral esquerda da página encontrasse o menu de navegação, você poderá acessar as ferramentas do sistema de acordo com as permissões da sua conta.

No canto superior direito estão algumas informações da sua conta (nome de usuário e saldo de crédito), o botão de HELP e o botão de SAIR.

CONTATOS

Tipos de Envios
Envio individual
Envio individual – Campo: canal de envio
Envio individual – Campo: destinatários
Existe dois tipos de envios em nossa plataforma, envios individuais e envios em grupo. Envios individuais são utilizados quando há envio a ser feito para poucos destinatários, pois você terá que digitar número a número no ato do envio. Já os envios em grupo são utilizados para envios em massa para números previamente já cadastrados. Para acessar qualquer um dos dois tipos de envio basta acessar pelo menu lateral,  
Acessando o envio individual Para abrir o envio individual acesse o menu envios >> individual, após acessar o menu você visualizara o formulário de envio individual.
São os tipos de SMS que você contratou, podendo ser SMS LN* ou SMS LA*.
São os Números dos telefones celulares que você quer mandar o SMS, preferencialmente não adicionar caracteres especiais, com exceção da virgula que deve ser utilizada para demarcar a separação entre os números, lembrando que o número deve ter entre 10 a 11 dígitos.
Filtrar grupos de contatos (filtro simples)
Filtrar grupos de contatos (filtro completo)
Opções dos grupos de contatos
Editar grupo de contatos

Quando houver muitos grupos cadastrados existe como buscar grupos desejados de maneira bem simples, utilizando o filtro de busca.

Para filtrar os grupos basta digitar no campo busca a palavra desejada, lembrando que o filtro funcionará no campo pelo qual os dados estão ordenados, nos grupos de contatos os dados já vêm ordenado pelo campo grupo, para ordenar e filtrar por outro campo basta clicar no título da coluna (grupo, data/hora ou descrição).

 

Caso deseje que o filtro fique salvo durante a seção de login ou seja necessário filtrar por mais que um campo de uma só vez existe a opções de filtro, localizado ao lado do botão adicionar grupo.

Ao clicar em opções de filtro, logo a cima, abrirá os campos de filtro disponíveis.

Cada grupo de contatos tem múltiplas opções de ações: editar, listar subgrupos e excluir. Estas opções estão localizadas a direita de cada grupo. Grupos padrões e grupos que já
possuem subgrupos cadastrados não podem ser excluídos.

 

Para editar grupos de contatos clique no ícone editar grupo de contatos localizado nas opções dos grupos de contatos.

Na tela seguinte você pode alterar o nome e descrição do grupo escolhido, após alterar os dados clique em
salvar.

Excluir grupo de contatos
Listar subgrupos de contatos
Cadastrar subgrupo de contatos
Editar grupo de contatos

Para excluir um grupo basta clicar no botão excluir, localizado nas opções dos grupos de contatos. Grupos que tenham subgrupos cadastrados dentro dele não poderão ser excluídos até que os subgrupos sejam excluídos.

Para gerenciar os subgrupos de um grupo basta entrar no menu Contatos >> e clicar na opção listar subgrupo de contatos do grupo desejado.

Na lista de subgrupos cadastrados existem as colunas: subgrupo (nome), data/hora (data e hora do cadastro), descrição, quantidade contatos, ocultar telefone e opções.

A ocultação dos números dos contatos ocorre somente quando o cliente não tem mailing* próprio.
A quantidade de contatos poderá demorar alguns segundos até que seja atualizado após o cadastro ou exclusão de contatos.

Similar ao cadastro de grupo de contatos, no canto superior esquerdo se encontra o botão adicionar subgrupo.

Na tela de cadastro do subgrupo você deverá inserir um nome para o subgrupo e pode inserir uma descrição, em seguida clicar em salvar.

 

Para editar grupos de contatos clique no ícone editar grupo de contatos localizado nas opções dos grupos de contatos.

Na tela seguinte você pode alterar o nome e descrição do grupo escolhido, após alterar os dados clique em
salvar.

Filtrar subgrupos de contatos (filtro simples)
Filtrar subgrupos de contatos (filtro completo)
Opções dos subgrupos de contatos
Editar subgrupo de contatos

Quando houver muitos subgrupos cadastrados existe como buscar subgrupos desejados de maneira bem simples, utilizando o filtro de busca simples.

Para filtrar os subgrupos basta digitar no campo busca a palavra desejada, lembrando que o filtro funcionará no campo pelo qual os dados estão ordenados, nos subgrupos de contatos os dados já vêm ordenado pelo campo subgrupo, para ordenar e filtrar por outro campo basta clicar no título da coluna (subgrupo, data/hora ou descrição).

 

Caso deseje que o filtro fique salvo durante a seção de login ou seja necessário filtrar por mais que um campo de uma só vez existe a opções de filtro, localizado ao lado do botão adicionar subgrupo.

Ao clicar em opções de filtro, logo a cima, abrirá os campos de filtro disponíveis.

 

Cada subgrupo de contatos tem múltiplas opções de ações: editar, excluir, listar contatos, importar contatos e histórico de importação.

Estas opções estão localizadas a direita de cada grupo. Grupos padrões e grupos que já possuem subgrupos cadastrados não podem ser excluídos.

Para editar subgrupos de contatos clique no ícone editar subgrupo de contatos localizado nas opções dos subgrupos de contatos. Na tela seguinte você pode alterar o nome e descrição do subgrupo escolhido, após alterar os dados clique em salvar.

Excluir subgrupo de contatos
Listar contatos
Cadastrar contato
Importar contatos

Para excluir um subgrupo basta clicar no botão excluir, localizado nas opções dos subgrupos de contatos.

Para listar os contatos cadastrados e cadastrar novos é necessário entrar no menu Contatos >> Grupo, em seguida clicar na opção de grupo listar subgrupos do grupo desejado, então clicar na opção de subgrupo listar contatos do subgrupo em questão.

Na parte superior da janela há 3 botões, clique no botão adicionar contato. 

Em seguida abrirá a tela para cadastrar o novo contato, basta inserir os dados desejados.
Somente o número do celular é obrigatório, o nome e as variáveis não são obrigatórias. O nome e as variáveis poderão ser utilizadas dinamicamente nos envios, explicaremos essa questão no capítulo onde fala sobre envios em grupo.

Para finalizar insira os dados e clique em salvar.

Primeiramente é necessário acessar o subgrupo ao qual você pretende importar os contatos, caso tenha dúvidas de como acessar o subgrupo siga o passo (Listar contatos), após seguir esse passo você estará na tela de listagem de contato. Na parte superior da janela há 3 botões, clique no botão importar contatos. Na tela de importação de contatos você terá um campo onde você escolherá o seu arquivo para importação (necessita ser do tipo CSV). Em seguida clique em importar para finalizar, em seguida o sistema irá processar sua lista durante alguns minutos e somente então estará disponível para utilização nos envios. Algumas dicas para que você possa importar a lista sem problema:
  • Na coluna com os números manter somente os números, sem caracteres ou espaços e respeitando o limite de 10 a 11 dígitos por número.
  • Na importação as colunas devem obrigatoriamente seguir a ordem: número, nome, var1, var2 e var3.
  • As colunas não devem ter cabeçalho.
Filtrar contatos (filtro simples)
Filtrar contatos (filtro completo)
Quando houver muitos contatos cadastrados existe como buscar contatos desejados de maneira bem simples, utilizando o filtro de busca simples. Para filtrar os contatos basta digitar no campo busca a palavra desejada, lembrando que o filtro funcionará no campo pelo qual os dados estão ordenados, nos contatos os dados já vêm ordenado pelo campo móvel, para ordenar e filtrar por outro campo basta clicar no título da coluna (móvel, nome ou data/hora).
Caso deseje que o filtro fique salvo durante a seção de login ou seja necessário filtrar por mais que um campo de uma só vez existe a opções de filtro, localizado ao lado direito do botão adicionar contato. Ao clicar em opções de filtro, logo a cima, abrirá os campos de filtro disponíveis.

ENVIOS

Tipos de Envios
Envio individual
Envio individual – Campo: canal de envio
Envio individual – Campo: destinatários
Existe dois tipos de envios em nossa plataforma, envios individuais e envios em grupo. Envios individuais são utilizados quando há envio a ser feito para poucos destinatários, pois você terá que digitar número a número no ato do envio. Já os envios em grupo são utilizados para envios em massa para números previamente já cadastrados. Para acessar qualquer um dos dois tipos de envio basta acessar pelo menu lateral,  
Acessando o envio individual Para abrir o envio individual acesse o menu envios >> individual, após acessar o menu você visualizara o formulário de envio individual.
São os tipos de SMS que você contratou, podendo ser SMS LN* ou SMS LA*.
São os Números dos telefones celulares que você quer mandar o SMS, preferencialmente não adicionar caracteres especiais, com exceção da virgula que deve ser utilizada para demarcar a separação entre os números, lembrando que o número deve ter entre 10 a 11 dígitos.
Envio individual – Campo: tipo da mensagem
Envio individual – Campo: mensagem personalizada
Envio individual – Campo: mensagem padrão

Tipo da mensagem que você quer enviar, mensagem personalizada é a mensagem que você escreve no ato do envio e a mensagem padrão é a mensagem pré-cadastrada antes do envio.

Campo onde você digita a mensagem que você quer enviar, ela não poderá ultrapassar 160 caracteres e poderá utilizar somente alguns caracteres especiais.

Mensagens pré-cadastradas por você na plataforma para reutilização da mesma de maneira mais fácil e rápida.

Envio individual – Campo: mensagem final
Envio individual – Campo: programação de disparos
Envio individual – Campo: enviar agora
Envio individual – Campo: agendar envio

Mensagem final que chegará no celular dos destinatários, sem acentos ou caracteres especiais não permitidos.

Existe dois tipos de envios; enviar agora que serve para enviar no ato da finalização do cadastramento da mensagem e agendar envio que enviara a mensagem somente na data previamente definida por você.

Envia a mensagem assim que você clicar no botão enviar.

Disponibiliza em tela um campo onde você marca a data e hora que você quer que ocorra o envio da mensagem.

Envio individual – Campo: título do envio
Envio individual – Campo: centro de custo
Envio individual – Caracteres permitidos
Envio em grupo

É nome que você atribui para aquele envio, essa opção facilita para que depois você possa buscar os relatórios mais facilmente, exemplo: aniversário, cobrança, aviso...

Utilizado para setorizar os gastos dos envios caso mais de um setor utilize a mesma conta dentro da empresa para envios de SMS, exemplo: financeiro (utiliza para cobrar contas em atrasos de seus clientes), marketing (utiliza para fazer anuncio de uma nova promoção), diretoria (utiliza para informar seus colaboradores de alguma novidade)...

Lista de caracteres especiais permitidos: ! exclamação ? interrogação " aspas ' apóstrofo $ cifrão # sustenido % porcentagem ( abre parênteses ) fecha parênteses * asterisco + sinal de mais - sinal de menos , vírgula . ponto / barra : dois pontos = sinal de igual @ arroba _ underscore
Acessando o envio em grupo Para abrir o envio em grupo acesse o menu envios >> grupo, após acessar o menu você visualizara o formulário de envio em grupo.
Envio em grupo – Campo: canal de envio
Envio em grupo – Campo: destinatários
Envio em grupo – Campo: tipo da mensagem
Envio em grupo – Campo: mensagem personalizada

São os tipos de SMS que você contratou, podendo ser SMS LN* ou SMS LA*.

São os grupos de números dos telefones celulares que você quer mandar o SMS e contém a lista com todos os grupos cadastrados em sua conta para envio em grupo, para selecionar um grupo basta clicar nele e automaticamente será posto na lista de selecionados.

Tipo da mensagem que você quer enviar, mensagem personalizada é a mensagem que você escreve no ato do envio e a mensagem padrão é a mensagem pré-cadastrada antes do envio.

Campo onde você digita a mensagem que você quer enviar, ela não poderá ultrapassar 160 caracteres e poderá utilizar somente alguns caracteres especiais.

Envio em grupo – Campo: mensagem padrão
Envio em grupo – Campo: mensagem final
Envio em grupo – Campo: programação de disparos
Envio em grupo – Campo: enviar agora

Mensagens pré-cadastradas por você na plataforma para reutilização da mesma de maneira mais fácil e rápida.

Mensagem final que chegará no celular dos destinatários, sem acentos ou caracteres especiais não permitidos.

Existe dois tipos de envios; enviar agora que serve para enviar no ato da finalização do cadastramento da mensagem e agendar envio que enviara a mensagem somente na data previamente definida por você.

Envia a mensagem assim que você clicar no botão enviar.

Envio em grupo – Campo: agendar envio
Envio em grupo – Campo: título do envio
Envio em grupo – Campo: centro de custo
Envio em grupo – Caracteres permitidos

Disponibiliza em tela um campo onde você marca a data e hora que você quer que ocorra o envio da mensagem.

É nome que você atribui para aquele envio, essa opção facilita para que depois você possa buscar os relatórios mais facilmente, exemplo: aniversário, cobrança, aviso...

Utilizado para setorizar os gastos dos envios caso mais de um setor utilize a mesma conta dentro da empresa para envios de SMS, exemplo: financeiro (utiliza para cobrar contas em atrasos de seus clientes), marketing (utiliza para fazer anuncio de uma nova promoção), diretoria (utiliza para informar seus colaboradores de alguma novidade) ...

Lista de caracteres especiais permitidos: ! exclamação ? interrogação " aspas ' apóstrofo $ cifrão # sustenido % porcentagem ( abre parênteses ) fecha parênteses * asterisco + sinal de mais - sinal de menos , vírgula . ponto / barra : dois pontos = sinal de igual @ arroba _ underscore

RELATÓRIOS

Tipos de Relatórios
Histórico
Envios (Período)
Envios (Totais)

Existem 3 tipos de relatórios em nossa plataforma: envios (período), histórico e envios (totais).

Para acessar o histórico dos envios basta clicar no menu lateral nas opções relatórios >> histórico.

Na tela de relatório do histórico de envios de SMS estará todo o andamento de todos os seus envios, você pode filtrar os relatórios de várias maneiras diferentes.

Cada relatório possui suas informações separadas, sendo elas: empresa, título, centro de custo, data/hora (cadastro), data/hora (execução), mensagem, status, tipo, canal, quantidade e opções.

Muitas das informações acima você acabou vendo nos tópicos anteriores, o campo status marca o andamento do envio, sendo eles os mais básicos: efetuando ajustes, pronto, em andamento e finalizado.

Nas opções de cada relatório você pode baixar o relatório detalhado (Ilustração 74), onde demonstrará individualmente o status de cada mensagem enviada para os números.

 

É utilizado para buscar relatórios dos envios em faixas de tempos e/ou separados por centro de custo. Para buscar os envios por período basta inserir as opções de filtro desejado e clicar em filtrar. No campo envio/agendamento você seleciona se o filtro por faixa de tempo será feito por data/hora de envio ou de agendamento. Nos campos Data/Hora (Início) e Data/Hora (Término) você define a faixa de tempo que será buscado os envios. O centro de custo não é obrigatório, mas caso você queira também é possível filtrar através dele, se você não inserir nenhum centro de custo todos os envios serão selecionados. Caso você queira, após filtrar os envios que você procura é possível exportar para um arquivo CSV a consulta realizada, basta clicar no botão CSV localizado no canto direito da tela.
O envios totais é utilizado para verificar todos os envios realizados no último ano, ele traz todo o volume de disparos realizados mês a mês. Caso você queira saber sobre os disparos dia a dia dentro de cada mês basta clicar no botão listar envios agrupados por dia ao lado direito de cada mês.

RECEBIMENTO

Respostas
Acessar o recebimento
Opção do recebimento – inserir contato/telefone na lista-negra
Opção do recebimento – mensagem lida/não lida

É no recebimento que você receberá o retorno das mensagens dos seus contatos, você pode responder novamente ou inserir o contato na lista-negra caso o mesmo deseje não receber mais mensagens suas.

Para acessar o recebimento abra relatórios >> recebimentos. A tela de recebimento demonstra todos as respostas que você obteve até o dado momento e os modos de como você pode interagir com as respostas (lista-negra, responder, histórico, lida ou não).
Para inserir o usuário na lista-negra e fazer com que ele não receba mais mensagens sua basta clicar no botão inserir contato/telefone na lista-negra, localizado nas opções da mensagem.
Se você quiser você pode sinalizar a mensagem como lida ou não lida clicando no botão mensagem lida/não lida, localizada na faixa de opções da mensagem.
Opção de recebimento – histórico de mensagens
Opção do recebimento – resposta de mensagem

Também é possível acompanhar o histórico das conversas com o número do contato, clique no botão histórico de mensagens, localizada na faixa de opções da mensagem.

Caso seja necessário responder à mensagem do usuário é possível realizar esta ação muito facilmente clicando em resposta de mensagem, localizada na faixa de opções da mensagem.

CONFIGURAÇÕES

Centro de custo
Acessar centro de custo
Cadastrar centro de custo
Excluir centro de custo

O centro de custo é útil para segmentar os seus envios como você preferir, imagine que você gostaria de separar os que for de envios do financeiro, realizando cobranças, dos envios do marketing, realizando promoções; nesse caso você poderia criar um centro de custo financeiro e outro como marketing, para que na hora de buscar relatórios você possa ter essa separação dos setores. Claro que o centro de custo pode ser utilizado como você preferir.

Para acessar o centro de custo basta acessar o menu configurações >> centro de custo. A tela abaixo é o centro de custo, nesta tela é possível excluir ou cadastrar novos centros de custos.
É simples cadastrar centro de custos, basta penas inserir o nome do centro de custo no campo e clicar em salvar.
Quando houver a necessidade de excluir algum centro de custo é necessário apenas clicar no botão excluir centro de custo, localizado na faixa de opções dos centros de custos cadastrados.
Mensagem padrão
Cadastrar mensagem padrão
Cadastrar mensagem padrão – Campo título
Cadastrar mensagem padrão – Campo mensagem
É extremamente útil quando você envia várias vezes a mesma mensagem, você cadastra a mensagem em questão e reutiliza ela diversas vezes sem a necessidade de ter que digitá-la novamente.
  • Acessar mensagem padrão
A mensagem padrão se encontra no menu configurações >> mensagem padrão. Na tela de mensagem padrão você pode visualizar, editar, cadastrar ou excluir as mensagens padrões. Também é possível visualizar dados de cada mensagem padrão cadastrada: título, status, data de início, data do fim e opções. O campo status demonstra se a mensagem pode ou não ser utilizada para envios, ele é baseado na data inicial e final da mensagem, caso a mensagem esteja fora do período de utilização ela estará como status inativo.

No canto superior esquerdo da tela de mensagem padrão encontrasse o botão cadastrar mensagem padrão, clique nele para acessar o cadastro.

Na próxima tela você cadastrará os dados da mensagem padrão, basta inserir os dados e clicar no botão cadastrar  no final da página.

Neste campo você deverá inserir o título da mensagem padrão, o título será utilizado apenas para identificação da mensagem, na tela de envio de mensagem padrão é o título que aparecerá para você selecionar.

No campo mensagem é onde você colocará a mensagem que você quer enviar aos seus contatos e o campo mensagem final é a visualização de como ficará a sua mensagem já com a limpeza de caracteres não permitidos.

Cadastrar mensagem padrão – Campo data/hora inicial
Cadastrar mensagem padrão – Campo data/hora final
Editar mensagem padrão

É a data e hora inicial de quando a mensagem padrão poderá começar a ser utilizada, se a data e hora inicial da mensagem padrão ainda não for menor do que a data e hora atual a mensagem não estará disponível para utilização e o status da mensagem ficará como indisponível até atingir a data e hora inicial.

É a data e hora final de quando a mensagem padrão irá parar de ser utilizada, se a data e hora final da mensagem padrão for menor do que a data e hora atual a mensagem não estará disponível para utilização e o status da mensagem ficará como indisponível. Caso você não queira uma data e hora final para que a mensagem deixe de ser utilizada basta apenas deixar este campo em branco e ela nunca irá expirar.

Para editar uma mensagem padrão cadastrada basta clicar no botão editar mensagem padrão na faixa de opções da mensagem em questão.

Excluir mensagem padrão
Cadastrar mensagem padrão – Caracteres permitidos

Para excluir uma mensagem padrão cadastrada basta clicar no botão excluir mensagem padrão na faixa de opções da mensagem em questão.

Lista de caracteres especiais permitidos: ! exclamação ? interrogação " aspas ' apóstrofo $ cifrão # sustenido % porcentagem ( abre parênteses ) fecha parênteses * asterisco + sinal de mais - sinal de menos , vírgula . ponto / barra : dois pontos = sinal de igual @ arroba _ underscore

GLOSSÁRIO

Mailing
SMS LN
SMS LA
Nome dado aos números de um ou vários grupos de contato.
Tipo de SMS que utiliza um canal para envio de marketing em massa, o número que envia esse SMS possui 11 dígitos.

Tipo de SMS que utiliza um canal de envio para comunicados ou avisos, o número que envia esse SMS possui 5 dígitos.