[GUIA]: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O SEU NEGÓCIO

Antes de continuarmos com o post [GUIA]: Planejamento Estratégico para o seu negócio, precisamos entender o que é uma estratégia e para isso nós temos uma analogia:

“Se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.”

Assim, o nosso objetivo é ajudar a potencializar os resultados da sua empresa, por isso preparamos o [Guia] Planejamento Estratégico para o seu Negócio, que pode ser aplicado no seu dia a dia.

Pois, as ações de marketing estão diretamente ligadas ao gerenciamento da sua empresa e que pode contribuir, para o SUCESSO! Essa palavra de apenas sete letras que quando lida aparenta ser simples, mas não se engane com ela!

Então, que tal conferir o que separamos para a elaboração do seu planejamento, vamos nessa? :)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O SEU NEGÓCIO

O Planejamento Estratégico é baseado em 3 perguntas fundamentais:

  • Onde estou hoje? (Cenário atual)
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  • Onde quero chegar? (Ponto A para o Ponto B)
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  • Como vou chegar? (Quais são os meus recursos)
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Planejamento Estratégico nada mais é do que definir metas para a tomada de ações futuras. Quais serão os seus próximos passos?

QUANDO É NECESSÁRIO FAZER UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

De 1 em 1 semana? Mês? Ano? Daqui a 5 anos? E a resposta para essa pergunta é: SEMPRE QUE VOCÊ ACHAR QUE FOR NECESSÁRIO.

O QUE A FALTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PODE OCASIONAR?

Procrastinação. Decrescer o negócio. Queda de Vendas. Desmotivar a sua equipe, pois vocês não sabem para onde estão indo, etc.

Esse é o preço de não fazer um Planejamento Estratégico.

POR QUE OS PLANEJAMENTOS  ESTRATÉGICOS FALHAM?

  1. Falta de AMBIÇÃO na estratégia de longo prazo.
  2. Dificuldade para CONECTAR ESTRATÉGIA E OPERAÇÃO.
  3. Não ACOMPANHAMENTO e/ou revisão.
  4. FALTA DE COMPROMETIMENTO DA EQUIPE.

VOLTANDO PARA AS 3 PERGUNTAS FUNDAMENTAIS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

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Onde estou hoje? (Cenário atual)

MISSÃO: Por que a minha empresa existe?

  • A missão é a forma escrita do problema que a empresa quer resolver no mundo.
  • Ela não tem prazo, meta ou responsável.
  • Escolha uma missão que não te prenda a um produto/serviço.
  • Busque diferenciar o seu negócio ao definir uma missão.

Onde quero chegar? (Ponto A para o Ponto B)

VISÃO: Como vejo a minha empresa a longo prazo?

  • A visão é o sonho da empresa, como quero que ela esteja a longo prazo.
  • Ela pode ter prazo e estar vinculada a metas, especialmente quando já existe previsão de revisão.
  • A visão deve ser motivo de orgulho.
  • Embora seja uma inspiração, ela precisa ser palpável.

Como vou chegar? (Quais são os meus recursos)

VALORES: Do que a minha empresa precisa para atingir a minha VISÃO?

  • Entenda os valores que a sua empresa já possui, não crie do zero. (Onde estou)
  • Busque valores que façam sentido em relação a mentalidade da sua empresa. (Qual é o meu sonho?)
  • É mais importante ter por perto pessoas que possuem o mesmo feeling que o seu, do que pessoas boas tecnicamente.

A técnica é um fator muito importante, porém se a sua equipe não se sentir disposta a caminhar junto com você e realmente acreditar na sua missão, o seu planejamento irá fracassar.

APLICANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ESTUDO DE MERCADO (CANVAS)

 A primeira e também uma das mais importantes dicas do post de hoje é o Estudo de Mercado:

Desta forma, o estudo de mercado tem como objetivo analisar aspectos quantitativos e qualitativos de um nicho de mercado, para entender se o mercado onde você deseja atuar é o ideal para o seu negócio. 

Clique na Imagem para Baixar o arquivo editável em Power Point:

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ANÁLISE SWOT

Análise Swot, a ferramenta é baseada tanto nas observações internas e externas do ambiente onde seu empreendimento está situado.

Então, com base nesses dois cenários chegamos as oportunidades e ameaças, que basicamente estão ligadas ao ambiente externo, ou seja, fatores que você não pode controlar, como por exemplo: Crise Financeira no país.

E em seguida o ambiente interno do negócio, no caso fatores que você pode controlar, desde que identifique as forças e fraquezas que estão atreladas a você, como por exemplo: Falta de Organização.

Clique na Imagem para Baixar o arquivo editável em Excel:

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Desta forma, a análise permite potencializar sua atuação diante de determinado problema em meio a um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Por isso, não pense que o fato de seu empreendimento ainda ser pequeno dispensa o uso dessa ferramenta.

MÉTRICAS

Com a evolução do marketing digital torna-se cada vez mais difícil gerenciar campanhas e tantas iniciativas ao mesmo tempo.

Assim, é fundamental contar com uma ferramenta que traga em tempo real o que está funcionando e pode ser potencializado, junto com uma identificação rápida do que está puxando seu resultado para baixo e deve ser descontinuado.

E o mais importante disso tudo: uma ferramenta que unifique diversas iniciativas, campanhas e ações. Tudo em um ambiente que mostre um panorama integrado do que está em funcionamento. Comparar e analisar é a chave para o sucesso e o bom uso desse recurso.

METAS: Foque no crucial

  • Trabalhe com no máximo 3 metas cruciais (Não queira abraçar o mundo)
  • Geralmente 2 metas devem ter caráter mais comercial: Faturamento, Vendas e Produção.
  • Escolha uma meta inspiracional, com potencial de motivar o time inteiro.
  • O status das metas comerciais devem estar acessíveis a qualquer membro do time. As inspiracionais devem estar visíveis de qualquer lugar da empresa.
  • Metas: Mostre a todos se estão ganhando ou perdendo o jogo.
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E para finalizar…

ORGANIZACIONAL (Gerenciamento): Medidas de Direção (Mapa Mental, Trello, Slack, CRM, KPI, etc.)

Regra de Pareto: existem atividades nas quais você vai empenhar 20% do seu esforço e conseguir 80% do resultado almejado. Foque nelas!

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BÔNUS: confira abaixo uma breve explicação sobre como gerenciar as informações de estudo de mercado, como por exemplo: Concorrentes, Clientes, Vendas, Métricas, Metas, etc.

CRM (Customer Relationship Management)

Mais do que uma ferramenta, o CRM é uma filosofia de gestão baseada em marketing de relacionamento. Existem diversas soluções tecnológicas disponíveis no mercado para medir os níveis de contentamento, como por exemplo a pesquisa de satisfação via SMS.

É uma junção entre os processos de produção, distribuição, vendas e marketing, de forma orientada ao cliente. Com isso busca-se conquistá-los, aumentar a satisfação dos atuais e estimular neles a fidelidade visando maior lucratividade para a empresa.

ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que busca armazenar e integrar as informações dos diversos setores do negócio. O objetivo é organizar melhor os processos e tornar as informações mais acessíveis.

Com um ERP, os diversos setores podem se comunicar com mais clareza e agilidade.

Um software ERP pode armazenar, por exemplo, todas as notas fiscais emitidas, os pagamentos recebidos, os gastos com pessoal, as informações sobre estoque, rentabilidade e assim por diante.

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